Conteúdo

Ex-dirigentes da Esmec se reúnem com o desembargador Paulo Ponte e apresentam sugestões

Ex-dirigentes da Esmec se reúnem com o desembargador Paulo Ponte e apresentam sugestões

geral
Juiz Emílio Viana, juiz Mantovanni Colares, juiz Aluísio Gurgel, Des. Fernando Ximenes, Des. Washington Bezerra, Des. Paulo Ponte, juiz Antonio Carlos Klein, Desa. Gizela Nunes e juiz Marcelo Roseno.

O desembargador Paulo Francisco Banhos Pontes, Diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), recebeu Ex-Diretores e Ex-Coordenadores Gerais da Instituição e ouviu uma série de sugestões para o aperfeiçoamento das atividades pedagógicas. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (11/03), na sala de reuniões.

Os magistrados reforçaram a importância do curso de formação inicial dos juízes ser realizado antes mesmo deles serem lotados nas comarcas, com a prática judicial sendo desenvolvida em varas do Fórum Clóvis Beviláqua; concordaram que a Esmec deve centralizar os treinamentos, cursos e outras atividades de formação e aperfeiçoamento de servidores; e defenderam a manutenção da periodicidade da Revista Themis, assim como a luta pelo selo Qualis.

Outras sugestões apresentadas: investir mais em Educação a Distância, para que os juízes possam acessar aulas e palestras promovidas pela Escola sem precisar sair da comarca; ofertar cursos e palestras para magistrados não apenas na área do Direito, mas que envolvam campos como Filosofia, Psicologia, Sociologia e Literatura; reforçar o papel do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e da Assessoria Pedagógica da Escola; voltar a ofertar cursos de Especialização; e estudar a possibilidade de um curso de Mestrado, em parceria.

f4Para o desembargador Paulo Ponte, a reunião foi muito proveitosa e um novo encontro será agendado. “Estou aqui mais para ouvir a experiência de cada ex-dirigente e suas sugestões. Nossa intenção é fazer uma administração compartilhada, com os Conselhos funcionando efetivamente e de forma propositiva”, resumiu.

Estiveram presentes à reunião os desembargadores Fernando Luiz Ximenes Rocha e Gizela Nunes da Costa, Ex-Diretores da Escola; o desembargador Washington Luís Bezerra de Araújo e os juízes Antonio Carlos Pinheiro Klein Filho, Emílio de Medeiros Viana, Marcelo Roseno de Oliveira e Mantovanni Colares Cavalcante, todos Ex-Coordenadores. Participaram também do encontro o atual Coordenador Geral da Esmec, juiz Aluísio Gurgel do Amaral Júnior; e o Assessor Pedagógico, Flávio José Moreira Gonçalves.

f3