Conteúdo

Democratização da cultura e da arte marcaram a programação da Esmec em novembro

Democratização da cultura e da arte marcaram a programação da Esmec em novembro

Em novembro de 2019, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará transformou sua sede em palco para atividades artísticas e culturais. O projeto Esmec Artes 2019 contou com uma programação diversa e aberta ao público, contemplando atividades envolvendo música, teatro, dança, fotografia, literatura e cinema.

Confira as atividades desenvolvidas pela Esmec nesse período:

Exposição fotográfica “Irmãos Vargas” e Palestra “O que as Imagens querem”

A abertura da segunda edição do projeto aconteceu no dia 01° de novembro e contemplou a fotografia. Em parceria com o Museu da Fotografia de Fortaleza, a Esmec recebeu a exposição “Irmãos Vargas”, da coleção Paula e Silvio Frota, do acervo do museu, e a palestra “O que as imagens querem”, com o fotógrafo Silas de Paula.

A palestra foi gravada e está disponível no link.

Apresentações de Dança e Teatro

Este slideshow necessita de JavaScript.

No dia 08 de novembro, a Esmec recebeu apresentações de danças realizadas por estudantes da Escola Dáulia Bringel e do Colégio Batista Santos Dumont durante a manhã. No período da tarde, o grupo cearense “Cambada de Teatro” apresentou a peça teatral “Até o homem mais justo cai sete vezes ao dia”.

Confira os vídeos das apresentações de dança e um trecho da peça teatral.

Contação de Histórias e Exposição de documentário

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na manhã do dia 14 de novembro, a programação foi voltada para o público infantil. O grupo Cantando e Contando da Rede de Leitura Jangada Literária realizou uma contação de histórias para as crianças da Creche do Poder Judiciário. À tarde, houve a exposição o documentário “Os últimos cangaceiros”, dirigida pelo cearense Wolney Oliveira. Em seguida, os professores Marcelo Dídimo (UFC) e Me. Diêgo Lima (UECE) compuseram uma mesa de debates.

A contação de histórias e a mesa de debates foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis no canal da Esmec no Youtube.

Oficina de fotografia com o celular e apresentação de corais

Este slideshow necessita de JavaScript.

Novamente em parceria com o Museu da Fotografia, foi promovida no dia 22 de novembro uma oficina de fotografia com o celular durante a manhã. À tarde, aconteceu uma apresentação musical com três corais: Coral do TJCE, Coral Soul Cantor e Coral da Escola de Artes Betel.

Sarau Beviláqua e Lançamento da Themis

Este slideshow necessita de JavaScript.

No último dia do projeto, a Esmec recebeu o Sarau Beviláqua, iniciativa das Varas de Execução Penal de Fortaleza, com a temática “Patativa do Assaré e outras poéticas nordestinas”. Durante a tarde, foi realizado o Lançamento do volume 17.2 da Revista Themis, periódico da Esmec. Ambos eventos foram transmitidos ao vivo e estão disponíveis nos links:

Tributo a Belchior

Para encerrar o Esmec Artes 2019, a banda Tributo a Belchior apresentou sucessos do cantor e compositor sobralense.

Para conferir o vídeo do show, acesse o link