Conteúdo

Curso Lei Maria da Penha é iniciado com palestra sobre relações de gênero

Curso Lei Maria da Penha é iniciado com palestra sobre relações de gênero

Foi iniciada na manhã desta quinta-feira (01/06), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o curso Lei Maria da Penha e a Violência Doméstica contra a Mulher, cuja primeira palestra foi ministrada pela Profa. Dra. Marinina Gruska Benevides, que abordou o conceito e histórico de relações sociais de gênero.

A apresentação da professora foi feita pelo Coordenador Geral da Esmec, juiz Ângelo Bianco Vettorazzi.

Marinina explicou que sua palestra pretendeu levar aos participantes uma compreensão sobre os meios pelos quais os estudiosos explicam as diferenças entre homens e mulheres, analisando os fundamentos da violação de direitos com base nas desigualdades de gênero, bem como os impactos do movimento feminista na promoção da equidade entre os dois sexos. “Feminismo é um movimento social de direitos humanos, cujo impacto na superação das desigualdades de gênero foi muito grande”, reforçou.

          Profa. Dra. Marinina Gruska.

A professora também buscou situar as diferenças entre homens e mulheres segundo as classificações empregadas pelo senso comum sobre a natureza da masculinidade e da feminilidade, e descreveu as principais abordagens teóricas utilizadas para explicar a formação das identidades de gênero.

A partir das 14 horas, o curso tem prosseguimento com a palestra “Lei Maria da Penha: Aspectos Jurídicos”, a cargo do juiz Renato Belo Vianna Velloso, titular da 1ª Vara Criminal do Crato.

Transmissão ao vivo – As duas palestras podem ser acessadas no Facebook Esmec Cursos, mídia social que está transmitindo ao vivo os eventos.

 

     Juiz Renato Velloso.

 

 

 

Veja os slides da apresentação do juiz Renato Belo Velloso..