Conteúdo

Curso “Formação de Formadores” é realizado com êxito na Esmec

Curso “Formação de Formadores” é realizado com êxito na Esmec

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) sediou, nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2019, o curso “Formação de Formadores (Fofo) – Nível I Módulo I”, destinado a juízes e servidores que têm interesse na prática docente.

O curso está credenciado junto à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e faz parte do Programa de Formação de Formadores. Através dele, os alunos têm a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos didáticos, desenvolver competências para atividades docentes (nas modalidades presencial e a distância) e aperfeiçoar o trabalho pedagógico.

As professoras Liliane Campos Machado, coordenadora do curso de Pedagogia diurno da Faculdade de Educação da UnB e pós-doutora em Educação pela Universidade de Brasília, e Rosângela Maria Evangelista de Melo, coordenadora de formação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores da Esmec e especialista em Psicopedagogia e Orientação Vocacional, ministraram as aulas e oficinas.

No primeiro dia (26), os alunos realizaram uma dinâmica com o objetivo de construir o perfil de um formador. Eles citaram características e competências de professores que tiveram um papel importante em suas vidas e as que mais se destacaram foram: humildade, humanidade, domínio do conteúdo, visão crítica, metodologia, didática, entre outras. Durante a tarde, a professora Liliane Campos Machado discutiu sobre metodologias ativas e colaborativas e sobre estratégias e procedimentos de uso no contexto da magistratura.

O segundo dia (27) teve início com a construção de estudos de casos práticos envolvendo metodologias ativas, o ensino da fundamentação teórica sobre as habilidades do formador e sua inovação no processo de ensino e aplicação das estratégias de ensino no contexto da magistratura. Após o intervalo para o almoço, a professora Rosângela Maria Evangelista de Melo ministrou uma oficina de estudo sobre construção do Plano de Aula e realizou uma dinâmica em equipe para colocar os conhecimentos da oficina em prática. A Biblioteca da Esmec colaborou com dinâmica disponibilizando livros aos alunos.

A Juíza de Direito da 10° Vara de Família de Fortaleza, Valeska Alves Alencar Rolim, foi positivamente surpreendida pelas técnicas e metodologias utilizadas pelas mediadoras do curso. “A gente consegue ver o sentido do aprender e o sentido do repassar”, afirmou ela sobre os conhecimentos adquiridos.