Conteúdo

Curso de Instrutores em Círculos de Justiça Restaurativa recebe alunos do RN e MT

Curso de Instrutores em Círculos de Justiça Restaurativa recebe alunos do RN e MT

Foi iniciado na manhã de hoje (14/05) e prosseguirá até sexta-feira, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o curso de Instrutores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, promovido pelo Instituto Terre des hommes Lausanne no Brasil (Tdh).

Dezessete alunos participam da capacitação, dentre os quais juízes e servidores do Judiciário cearense, representantes da Vice-Governadoria do Estado do Ceará e membros do Ministério Público e do Tribunal de Justiça dos estados do Rio Grande do Norte e Mato Grosso.

Atua como instrutora a psicóloga e psicopedagoga Lastênia Soares de Lima. Ela é Especialista em Mediação de Conflitos e Mestre em Educação. Instrutora e Facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, formada pela especialista norte-americana Kay Pranis. Diretora do Programa Brasileiro de Justiça Juvenil Restaurativa do Instituto Tdh Brasil e Ponto Focal em Política de Salvaguarda para América Latina.

A carga horária é de 45 horas-aula, distribuídas em cinco dias: segunda à quinta, de 8h às 12h30min e de 13h30min às 18h; e na sexta, de 8h às 13h30min.

O objetivo do curso é oferecer subsídios teóricos e vivenciais para o fortalecimento das competências de profissionais com experiência mínima comprovada de um ano como facilitador de círculos de construção de paz, para atuarem como formadores de facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz.

O conteúdo programático consta das seguintes atividades: vivências do processo circular; fundamentos e pressupostos dos processos circulares; o contexto histórico do processo circular; habilidades do instrutor X habilidades do facilitador; e a prática de se tornar um formador em círculos de construção de paz.

A certificação como instrutor será concedida ao participante que obtiver 80% de presença mais média mínima igual ou superior a 7 (sete), equivalente ao conceito satisfatório. O certificado é concedido pela Tdh Brasil e Esmec, estando o Curso credenciando pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).