Conteúdo

Curso de Desenvolvimento da SGP reúne 446 servidores comissionados

Curso de Desenvolvimento da SGP reúne 446 servidores comissionados

Dos 596 servidores inscritos no Curso de Desenvolvimento para Assessores. Assistentes e Supervisores de Vara da Área Judiciária, 410 estiveram presentes ao encontro presencial, realizado ontem (12/06) no Auditório Dom Aluisio Lorscheider, localizado no subsolo do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), no bairro Cambeba, em Fortaleza.

Camerata da Unifor.

O evento, organizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) contou com uma programação diversificada, explorando o desenvolvimento de competências técnicas, gerenciais e comportamentais esperadas dos novos e antigos servidores que exercem cargos de confiança na área judiciária. As atividades iniciaram-se pontualmente às 8h e prosseguiram até as 18h.

A camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor) abrilhantou o evento, dando ao mesmo um toque especial de requinte e cultura, através da execução de números musicais, tanto de compositores brasileiros quanto estrangeiros, uma forma especial de dar as boas vindas aos participantes.

   Des. Gladyson Ponte fala aos servidores.

A palavra do Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça, Francisco Gladyson Ponte foi um dos momentos mais significativos do curso, tendo o magistrado destacado a importância do servidor público e do serviço público em geral, do qual muitos têm uma imagem distorcida, que não corresponde a realidade. Para ele, há muitos servidores do Judiciário dedicados, cumpridores de seus deveres funcionais. Deu as boas vindas aos novos servidores comissionados e efetivos e conclamou todos a dedicarem-se mais ainda ao serviço público, com zelo, diligência e ética, a fim de colaborar para mudar esta imagem equivocada que as pessoas têm do serviço público.

A Secretária de Gestão de Pessoas, Ângela Márcia Fernandes Araújo também dirigiu-se aos servidores presentes, ressaltando a importância deste curso ora realizado, dando as boas vindas a todos e declarando que poderiam contar sempre com a Secretaria de Gestão de Pessoas, sendo fundamental que se sentissem acolhidos, razão pela qual este curso semi-presencial foi cuidadosamente planejado pela SGP e está sendo executado pela Coordenadoria de Educação Corporativa com o apoio de outras unidades e setores do TJCE, como a própria Escola da Magistratura (Esmec).

Outro ponto alto do evento foi a palestra sobre A Reforma Administrativa e as Atribuições Específicas dos Novos Cargos, proferida pelo juiz Marcelo Roseno de Oliveira, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, que explicou aos presentes a finalidade da reforma e como esta procurou colaborar para dar mais racionalidade a atividade-fim, priorizando o primeiro grau de jurisdição. Explicou ainda as atribuições específicas de assessores, auxiliares e supervisores de vara, de acordo com a nova legislação.

 Servidor Nelson Nogueira palestra aos participantes

O curso prosseguiu com a palestra do servidor Nelson Nogueira que destacou a importância do Acolhimento como uma nova visão do serviço público. A abertura foi transmitida ao vivo pela página do Facebook do TJCE. Pela tarde, a palestra Comunicação Extreme: alta performance na comunicação também foi transmitida.

No turno da tarde, além da palestra sobre os sistemas judiciais utilizados no Poder Judiciário Estadual, proferida pelo servidor Gustavo Pereira, houve a palestra sobre Comunicação Extreme: alta performance em comunicação, ministrada pelos convidados especiais Flávio Batista e Igor Batista, os quais conseguiram demonstrar, através de dinâmicas realizadas com os participantes, como uma comunicação eficaz pode colaborar para o alcance de metas pessoais, profissionais e organizacionais. Uma das servidoras presentes foi agraciada com uma oportunidade de bolsa de 100% para participar do curso Comunicação Extreme, que será ministrado em Fortaleza nos dias 1 e 2 de julho pelo coach Flávio Batista.

Um dos aspectos enfatizados, na palestra do servidor Fhilip Magno foi o Código de Ética recentemente aprovado e publicado no Diário da Justiça, ao qual todos os servidores estão vinculados, enfatizando ser muito importante que todos leiam e conheçam este instrumento normativo, além das leis que regulam as atividades da Administração Pública. O servidor Breno de Castro abordou assuntos relacionados a carga horária, controle de frequências, banco de horas, licenças e afastamentos. Ambos ministrarão um módulo EaD no curso. Ambos os servidores abordaram temáticas relacionadas aos Direitos e Deveres dos Servidores Públicos, aproveitando para esclarecer dúvidas dos gestores participantes do curso.

Matricularam-se no curso 596 servidores. Todos eles terão de acompanhar e desenvolver, até o dia 30 de julho de 2017, as atividades na modalidade a distância (EaD) do curso, inclusive realizando as atividades avaliativas. Em breve, estarão disponíveis todos os conteúdos do evento na Plataforma EaD do TJCE, a qual os matriculados deverão acessar o endereço https://portaladmin.tjce.jus.br/ped para dar continuidade a formação.

Mais informações: (85) 3207-7564 ou educacao@tjce.jus.br