Conteúdo

Coordenador do Nupemec dá início às aulas presenciais do curso de Mediação

Coordenador do Nupemec dá início às aulas presenciais do curso de Mediação

curso nupemec
Juiz Carlos Henrique Garcia explica a importância da conciliação, no auditório da Esmec.

Foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (27/01/16), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), as aulas presenciais do curso de Mediação e Conciliação, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado (Nupemec-TJCE), para 41 alunos, entre Diretores de Secretaria, Conciliadores, Auxiliares de Conciliação, servidores, terceirizados e voluntários do Poder Judiciário estadual.

A abertura foi feita pelo juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, Coordenador do Nupemec, e contou com a presença do Diretor do Núcleo, Márcio José Temóteo Horizonte Brasileiro. “A mediação está na vanguarda do Judiciário brasileiro”, disse Carlos Henrique, sempre destacando a importância do diálogo para a solução de conflitos.

Nossa função é permitir que as partes voltem a dialogar. Na conciliação e mediação vamos ouvir o que os dois lados têm a dizer, e sempre procurar o melhor resultado. Às vezes as partes estão tão preocupadas em fazer seu ponto de vista prevalecer que nem escutam os argumentos do outro. Daí surge o conciliador para facilitar o diálogo. Por isso precisamos estar preparados, aptos para fazer essa mediação, e esse curso objetiva exatamente dar essa formação”, explicou o Coordenador.

As aulas teóricas presenciais (com carga horária de 15 h/a) prosseguem amanhã e sexta-feira (sempre de 8 às 13h). O desembargador Francisco Gladyson Pontes, Supervisor do Nupemec, deve prestigiar o encerramento do curso. Atuam como instrutoras as servidoras do TJCE Rosânia Mara de Sales Ribeiro e Lara Coe Mota.

O curso de Mediação foi iniciado ainda em novembro de 2015, com as aulas teóricas a distância (com 40 h/a). Após as aulas presenciais, a próxima etapa será o estágio supervisionado, com 50 horas, a partir de 22 de fevereiro deste ano.