Conteúdo

Desembargador Paulo Ponte abre reunião da Rede de Escolas de Governo

Desembargador Paulo Ponte abre reunião da Rede de Escolas de Governo

f1
Desembargador Paulo Ponte é o Coordenador Geral da Rede de Escolas de Governo.

O desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte, Diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), fez a abertura da reunião preparatória ao Plano Estratégico da Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará, instituição da qual o magistrado é Coordenador Geral eleito. O encontro teve início às 14 horas desta quarta-feira (09/09/15), na Esmec.

Em um primeiro momento, foi feito um relato sobre os primórdios da criação da Rede (em 2009), sua formalização (com a assinatura do Termo de Cooperação entre as 12 Escolas, no dia 26/08/2013) e o estágio atual de consolidação da entidade. Foram mostradas também as realizações e os desafios da Rede. 

flora
Professores Flora Carneiro, Daniel Marinho e Marilac Coelho.

A apresentação do histórico do colegiado ficou a cargo de Flora Maria Carneiro Teles, Diretora de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos de Fortaleza (Imparh); Marilac Coelho, Assessora de Desenvolvimento Institucional da Escola de Saúde Pública (ESP); e Daniel Marinho Almeida, Coordenador Pedagógico da Escola de Gestão Pública (EGP).

Segundo Flora Carneiro, a necessidade de uma cooperação interinstitucional foi o principal motivador do nascimento da Rede. “Vimos que havia um interesse das instituições em unir esforços e implementar ações conjuntas, de interesse comum”, reforçou a professora, enumerando outros objetivos centrais da Rede de Escolas: promover atividades conjuntas de educação corporativa, difundir boas práticas, reservar vagas para membros das Escolas em cursos promovidos nas demais instituições, realizar divulgação de eventos etc.

paulo
Des. Paulo Ponte.

O Diretor da Esmec, desembargador Paulo Ponte, destacou a importância do Plano Estratégico da Rede, o qual será elaborado nas duas próximas reuniões da entidade, que também acontecerão na Escola da Magistratura.

A reunião conta com a participação de funcionários indicados pelas 12 Escolas ligadas à Rede, dentre os quais os representantes da Esmec: Flávio José Moreira Gonçalves (Assessor Pedagógico), Lara Coe Mota (Diretora da Divisão de Programação e Controle) e Rosângela Maria Evangelista de Melo (Supervisora). Prestigia o encontro o Coordenador Geral da Esmec, Juiz Aluisio Gurgel do Amaral Júnior.

 

PALESTRA – Ainda na tarde de hoje, a partir das 15h30, será realizada uma palestra com o tema “Ser e Agir em Rede”, a cargo do professor Élcio Antonio Zarpelon, formado em Direito pela PUC e Trainer em Gestão, Liderança, Comunicação, Negociação e Coaching pela Dale Carnegie University de New York, com curso de extensão na área de Gestão de Liderança pela Sullyvan University.

 

PRÓXIMOS ENCONTROS – As oficinas para elaboração do Plano Estratégico acontecem nos dias 16 e 23 de setembro, na Esmec, nos períodos da manhã e tarde, sob a coordenação de Regina Estela Benevides de Lima, articuladora de políticas de TI na Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará.

 

A REDE

O desembargador Paulo Ponte foi eleito, por aclamação, Coordenador Geral da Rede de Escolas de Governo do Ceará no dia 12 de agosto último, para o biênio 2015/2017, tendo como auxiliares as professoras Maria Hilária de Sá Barreto (Instituto Plácido Castelo), como Coordenadora Adjunta, e Sandra Valéria de Morais Santos (Instituto Escola Superior de Contas), como Secretária.

Integram a Rede as seguintes instituições: Escola de Gestão Pública (EGP); Escola de Saúde Pública (ESP); Instituto Escola de Contas e Capacitação Ministro Plácido Castelo (IPC-TCE); Escola Superior do Ministério Público (ESMP); Universidade do Parlamento Cearense (Unipace); Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa-TCM); Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR); Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos de Fortaleza (Imparh); Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE); Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp); Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (Esdep) e Esmec.

zarpelon 2
Palestra do professor Élcio Zarpelon.