Conteúdo

CNJ realiza II Encontro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores e 6º Fórum de EaD do Judiciário em agosto

O Conselho Nacional de Justiça realizará o II Encontro Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário e o 6º Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário nos dias 13, 14 e 15 de agosto, no auditório do Conselho da Justiça Federal – CJF, em Brasília – DF.

Os Tribunais que quiserem apresentar casos de sucesso sobre educação a distância no Poder Judiciário, poderão submeter os projetos para avaliação do CEAJUD a partir do dia 16/06/2014. Os projetos deverão ser enviados para o e-mail marina.brazil@cnj.jus.br, com o título “Caso de Sucesso – Nome de Tribunal”.

O prazo para envio é até o dia 11 de julho. Serão selecionados 03 (três) projetos que demonstrem a importância da educação a distância para a execução da estratégia dos Tribunais. Os projetos devem conter no máximo 10 laudas e indicar o nome da pessoa que virá ao evento apresentar o trabalho. No dia 15 de julho serão divulgados os trabalhos selecionados.

Programação Preliminar

1º dia – 13/08

9h – Abertura oficial – Composição da Mesa de Honra

9h30 – Apresentação da Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário – Conselheiros da Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas (Conselheiros Guilherme Calmon e Saulo Bahia)

10h30 – Instrumentalização da Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento – CEAJUD (Conselheiros Flávio Sirangelo, Rubens Curado e Paulo Teixeira)

12h – Almoço

14h – Painel “A importância da formação e do aperfeiçoamento para a execução da estratégia do Poder Judiciário” – Palestrantes a definir

15h – Painel “Formação e Aperfeiçoamento nasEscolas Nacionais da Magistratura”

Palestrantes a definir

16h – Coffee Break

16h30 às 18h – Painel de Educação a Distância

– Apresentação do Aplicativo do CEAJUD para dispositivos móveis

Léo Renis – Analista de Sistemas e desenvolvedor do aplicativo

Diogo Albuquerque Ferreira – Chefe do CEAJUD

– Construção Coletiva do Projeto Político Pedagógico do CEAJUD

Fábio Lopes Fernandes – CEAJUD

– Novas tecnologias em Educação a Distância

Palestrante a definir

2º Dia – 14/08

9h – Palestra “O Estado da Arte da Educação a Distância no Brasil” – Representante da ABED

Instruções para a formação grupos e subgrupos para identificação das competências essenciais e metas do plano estratégico de capacitação

10h às 12h – Os Conselhos, os Colégios Permanentes e as Políticas Setoriais na formação e aperfeiçoamento dos servidores.

12h – Almoço

14h às 16h – Trabalho dos subgrupos com orientação de um facilitador para cada grande grupo.

Metodologia sugerida: Os ramos da Justiça serão divididos em 4 grupos (Justiça Estadual / Justiça Eleitoral / Justiça do Trabalho / Justiça Federal, Militar e Tribunais Superiores). Cada grupo será dividido em 7 ou 8 subgrupos.

Os subgrupos deverão discutir os objetivos e metas contidos no planejamento estratégico de cada Tribunal e elaborar uma lista com 10 cursos que vão contribuir para o alcance das metas previstas. Para cada curso sugerido, o subgrupo deve apresentar a meta ou objetivo para qual esse curso contribuirá. Após essa fase, os subgrupos farão a apresentação das propostas dentro de cada grupo, que elegerá 30 cursos para apresentar na plenária.

Na plenária, o coordenador de cada grupo fará a sua apresentação. Dos 120 cursos sugeridos, serão eleitos os 91 que constarão do banco de cursos do Poder Judiciário. Nesse momento, os Tribunais poderão se voluntariar para o desenvolvimento de cursos que sejam de seu interesse.

16h – Coffee Break

16h30 às 18h – Apresentação de Casos de Sucesso em Educação a Distância

Casos de Sucesso

3º Dia – 15/08

9h – Apresentação das conclusões dos trabalhos dos subgrupos

11h – Apresentação em Plenária dos trabalhos dos grupos

13h – Encerramento