Conteúdo

Esmec sedia aulas presenciais de mais um curso de Mediação do Nupemec

Esmec sedia aulas presenciais de mais um curso de Mediação do Nupemec

nepemec 2

Teve início na manhã de hoje (20/06/16), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), a fase presencial do curso de Conciliação e Mediação para três novas turmas (XXI, XXII e XXIII). A capacitação é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec-TJCE). As aulas, que acontecem em três salas da Esmec, no horário de 7h30 às 18h30, serão encerradas nesta terça-feira (21/06).

nupemec
Juiz Carlos Henrique Garcia.

A abertura das aulas presenciais aconteceu no auditório da Esmec, e foi feita pelo juiz Carlos Henrique Garcia, Coordenador do Núcleo. Ele fez uma abordagem geral do curso e discorreu sobre ética. Destacou que o instituto da Mediação é fundamental para desafogar o Judiciário, e disse ser urgente “passarmos de uma cultura litigiosa para uma cultura de pacificação”. Afirmou ainda que é muito importante ter alunos (servidores, terceirizados e voluntários) de profissões diferentes (como psicólogos, assistentes sociais etc.), pois “essa interação com áreas afins do Direito ajuda muita na hora de solucionar conflitos”.

Na aula desta terça-feira haverá uma simulação de audiência de conciliação, em que os alunos atuarão como partes e mediadores, devendo posteriormente fazer uma avaliação da apresentação e uma autoavaliação. Atuam como instrutoras as professoras Adriana Albano, Jeane Catunda e Ana Karine. A etapa seguinte do curso (que tem carga horária total de 120 h/a, e cuja primeira fase constou de aulas teóricas a distância) será o estágio supervisionado.

O curso de Mediação atende à Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina, dentre outras regras, a capacitação de servidores, terceirizados, conveniados e voluntários do Poder Judiciário nesta área.

nupemec geral