Conteúdo

Abertas as inscrições para curso de formação continuada “Diretoria do foro”

Abertas as inscrições para curso de formação continuada “Diretoria do foro”

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) promove nos dias 24 (14h às 18h), 25 e 26 de novembro (8h às 12h e 14h às 18h), na sede da Esmec, o curso de formação continuada “Diretoria do foro”. O curso tem como formadora a juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, Diretora do Fórum Clóvis Beviláqua.

Com 50 vagas voltadas para magistrados(as) e servidores(as) do TJCE, o curso oferece uma carga horária de 20h/a e tem como objetivo de capacitar os alunos sobre como gerenciar com eficiência as atividades administrativas da competência do Juiz Diretor do Foro, e desempenhar tais atividades, como servidores, em conjunto com os Magistrados, para o bom e correto desenvolvimento do Poder Judiciário na Comarca.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de novembro através do  formulário eletrônico, devendo concluí-la pelo Sistema Educa Enfam. Ao efetuar a inscrição, o educando será direcionado automaticamente para a lista de espera. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, serão observados os critérios presentes no artigo 35 do Regimento Interno da Esmec

Importante ressaltar que a formação é credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), para fins de vitaliciamento e promoção de carreira. 

No curso, para garantir a segurança de todos os envolvidos, serão respeitados todos os protocolos sanitários e diretrizes de biossegurança. Será obrigatório o distanciamento entre os participantes e a utilização de máscaras. Ademais, Cumprindo as determinações do Decreto Estadual, caso o educando não possa comparecer presencialmente, poderá realizar a inscrição normalmente e enviar um e-mail para esmec@tjce.jus.br solicitando o acompanhamento remoto mediante apresentação de atestado médico.

Sobre a formadora:

Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo: Juíza de Direito, Titular da 3ª Turma Recursal do Estado do Ceará. Diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, da Comarca de Fortaleza. Possui MBA em Direito: Gestão Pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Curso de Aperfeiçoamento em Administração Judiciária pela Esmec. Especialização e graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Conteúdo Geral do Curso

  • Atribuições do Juiz Diretor do Foro nas Comarcas de Vara única ou de mais de uma vara.
  • Central de Cumprimento de Mandados -CEMAN.
  • Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania- CEJUSC.
  • Corregedoria Permanente das Serventias Extrajudiciais: atuação no processamento de reclamação e aplicação de penalidade disciplinar.
  • Administração de serviços forenses: atendimento; protocolo; distribuição e emissão de certidão.
  • Governança. 
  • Ferramentas de gestão administrativa.
  • Impactos da boa administração na atividade jurisdicional.
  • Gestão eficiente de pessoas: lotações, substituições, designações, desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador.
  • Diretoria e liderança.
  • Gestão dos bens: Patrimônio e manutenção.
  • Gestão de bens apreendidos: Administração do depósito público, guarda e destinação dos bens.
  • Gestão documental: arquivo

Serviço

Curso: Diretoria do Foro

Formador: Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo

Carga horária: 20h/a

Modalidade: Presencial

Realização: 25 e 26 de novembro

Público-alvo: magistrados(as) e servidores(as) do TJCE 

Período de inscrição: 30 de outubro a 10 de novembro

Link para inscrição: https://spes.tjce.jus.br/index.php/429475?lang=pt-BR