Conteúdo

Esmec participou do 41º Encontro do Copedem – Confira a CARTA DO RIO DE JANEIRO

Esmec participou do 41º Encontro do Copedem – Confira a CARTA DO RIO DE JANEIRO

cop 41
Foto oficial do Encontro (Emerj-divulgação).

O XLI Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) foi encerrado no último sábado (17/10/15), na cidade do Rio de Janeiro, quando foi redigida Carta do Rio de Janeiro . O Diretor da Esmec, desembargador Paulo Ponte, que se encontra de férias, foi representado no evento pelo Assessor Pedagógico da Escola, professor Flávio José Moreira Gonçalves.

 

Na mesa de abertura do evento, estiveram os desembargadores Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, presidente do TJRJ; Caetano Ernesto da Fonseca Costa, diretor-geral da EMERJ; Antonio Rulli Junior, presidente do Copedem; Marco Villas Boas, vice-presidente do Copecem e o professor Luiz Roberto Liza Curi, conselheiro do Conselho Nacional de Educação – CNE.

O presidente do Copedem, desembargador Antonio Rulli Junior, abriu o encontro de diretores ressaltando que tem orgulho das Escolas Estaduais da Magistratura, das quais a EMERJ é um exemplo. Enfatizou ainda que um dos compromissos do Colégio Permanente é a implantação de cursos de mestrado e doutorado.

O desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, presidente do TJRJ, disse que é uma honra participar da abertura do encontro, por coincidência, no Dia do Professor. E lembrou ainda a criação do Copedem, há 10 anos, pelo desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com o apoio dos desembargadores José Carlos Maldonado de Carvalho e Antonio Carlos Esteves Torres.

Já o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, diretor-geral da Escola, agradeceu por estar recebendo na EMERJ o 41º Encontro do Copedem e destacou a importância do evento, que promove uma troca de experiências, entre as Escolas.

Durante a solenidade de abertura, foram agraciados com a medalha Ministro Domingos Franciulli Neto os desembargadores Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho e Caetano Ernesto da Fonseca Costa, e com a medalha Desembargador Paulo Ventura, os agraciados foram: desembargadores Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, Caetano Ernesto da Fonseca Costa, Antonio Rulli Junior e Marco Villas Boas, a senhora Maria Aparecida Ventura e o professor Luiz Roberto Liza Curi, conselheiro do CNE. Ainda foram contemplados com a medalha Desembargador Paulo Ventura todos os diretores de Escolas Estaduais da Magistratura.

Durante a realização do 41º Encontro do Copedem foram discutidas diretrizes e propostas para as Escolas estaduais e, no último dia, elaborada a Carta do Rio de Janeiro, definindo as diretrizes firmadas durante o encontro.

Fundado em 2005, o Copedem é presidido pelo desembargador Antonio Rulli Júnior, também Presidente Honorário da União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP). “São dez anos de existência do Colégio, e de significativos avanços em cada uma das Escolas Estaduais, hoje reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação como Escolas de Governo”, afirma Rulli.

.

Confira mais fotos do 41º encontro do Copedem.

.

Com informações do site Emerj.