Conteúdo

Themis: revista científica da Esmec obtém Qualis B4 da Capes – Veja como enviar seu artigo

Themis: revista científica da Esmec obtém Qualis B4 da Capes – Veja como enviar seu artigo

A Themis, revista científica da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), foi classificada na categoria B4 do Qualis referente à área de Administração Pública e B5 na área do Direito. Essa classificação refere-se à versão eletrônica do periódico (http://revistathemis.tjce.jus.br/index.php/THEMIS), que está disponível na internet desde julho do ano passado.

Para acessar a classificação da Themis, entre na Plataforma Sucupira (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf), no Evento de Classificação escolha a opção “Quadriênio 2013-2016” e no campo reservado ao ISSN digite 2525-5096. Clique a seguir em Consultar.

A Revista Themis possui também a indexação internacional Latindex, que é um sistema de informação sobre as revistas de investigação científica, técnico-profissional e de divulgação científica e cultural editadas nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. A ideia de criação da Latindex surgiu em 1995 na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam). Para acessar a indexação da Themis no Latindex entre no site http://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=19870.

 

O que é Qualis e sua importância

O Qualis-Periódicos é um sistema usado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação, no que se refere aos artigos publicados em periódicos acadêmicos. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Foi tal aplicativo que coletou os dados da Themis eletrônica e chegou às notações B4 e B5.

A classificação da Capes procura refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área e passa por processo anual de atualização. Os periódicos são enquadrados nos seguintes estratos indicativos da qualidade: A1 (o mais elevado), A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. O mesmo periódico, ao ser classificado em duas ou mais áreas distintas, pode receber diferentes avaliações. Isto não constitui inconsistência, mas expressa o valor atribuído, em cada área, à pertinência do conteúdo veiculado.

A obtenção do Qualis é um sonho antigo da Esmec. A classificação citada anteriormente ainda não computou os esforços que a Revista vem empreendendo (exogenia, atualização do Conselho Editorial, maior rigor nos critérios de avaliação etc.) no sentido de se adequar a todas as regras da Capes, para obtenção de um Qualis bem mais representativo.

A avaliação que deu à Themis o B4 e B5 se refere ao quadriênio 2013-2016, período em que foram editados os volumes 11, 12, 13 e 14 do periódico. Mesmo tendo se baseado nos artigos e em outros fatores presentes nestas edições, quem teve seus textos publicados em edições anteriores da Revista (de 1997 a 2012) também são beneficiados. Ou seja, todos autores que possuem artigos publicados na versão eletrônica da Themis (de sua criação até 2017) poderão obter pontos em processos seletivos a que venha a participar (mestrado, doutorado, bolsa de pesquisa etc.), caso obviamente o Edital preveja escalas de pontuação para o Qualis.

O volume 15.1 (referente ao primeiro semestre de 2017), que foi lançado na última sexta-feira (04/09), não entrou na análise da Capes, embora todos os seus artigos tenham o valor do Qualis conquistado pela Esmec (B4 e B5). Na próxima análise da Comissão, esta edição – que tem mais de 60% de exogenia – será levada em conta. Isso deverá melhorar ainda mais o Qualis da Revista Themis, que atualmente é organizada pela professora Mércia Cardoso de Souza, doutora em Direito (Unifor) e servidora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Importante ressaltar que a versão impressa da Themis não foi avaliada ainda pela Capes, não tendo, portanto, o selo Qualis.

 

COMO ENVIAR ARTIGO PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO

Para o volume 15.2 (segunda semestre de 2017) a Esmec já vem recebendo artigos científicos, que serão avaliados por pareceristas externos, através do sistema “duplo cego” (double blind review). A publicação está prevista para novembro próximo.

A Revista publica assuntos relacionados à Justiça, Gestão Pública, Educação e aos Direitos Humanos, bem como outras temáticas de interesse da Escola. O interessado em enviar artigo para avaliação da Revista deve cadastrar login e senha no formulário disponível no link http://revistathemis.tjce.jus.br/index.php/THEMIS/user/register. O cadastro no sistema e posterior acesso são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Os artigos devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os seguintes critérios: ser inéditos; ter título, resumo e palavras-chave em português e inglês; conter de dez a trinta páginas, no papel A4, Arial 12, espaçamento entrelinhas 1,5 e, nas citações longas, usar Arial 10, espaçamento simples, recuo do texto de 4cm; o resumo deve conter de 80 a 100 palavras.

Além disso, o articulista deve informar, abaixo do nome completo (sem abreviatura), dados referentes à titulação e afiliação acadêmica ou profissional, indicando por extenso o nome da instituição. O sistema adotado é autor-data. Comentários e outras anotações devem constar em notas de fim, e não como nota de rodapé. Será aceita apenas uma versão do artigo. O autor deve realizar toda revisão que julgar necessária, inclusive metodológica, ortográfica e gramatical antes da submissão.

Para conhecer as regras do Edital e saber mais detalhes sobre como formatar seu trabalho, dentro das normas editorais da publicação, CLIQUE AQUI.

 

PARECERISTAS – Os interessados em colaborar com a Themis, na qualidade de pareceristas, podem se cadastrar no site http://revistathemis.tjce.jus.br, ou enviar email para revista.themis@tjce.jus.br, informando: nome completo, telefone, e-mails, titulação comprovada, afiliação institucional comprovada e link do currículo na Plataforma Lattes, do CNPq.

Os pareceristas ficam impedidos de submeter artigos no mesmo volume da Revista em que atuarem. Os pareceres devem ter obrigatoriamente a data de recebimento do artigo, da emissão do parecer e da comunicação do resultado do autor.

 

Mais Informações:

Telefone: (85) 3218.6169

E-mail: revista.themis@tjce.jus.br