Conteúdo

Revista Themis é classificada com Qualis referência e aceita submissões para o volume 17.2

Revista Themis é classificada com Qualis referência e aceita submissões para o volume 17.2

A Revista Themis, periódico científico da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), foi classificada na categoria (única) B4 do Qualis referência, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerando a área do Direito, que consiste na maioria de textos publicados. A classificação refere-se à versão eletrônica do periódico, que está disponível na Internet desde julho de 2016.

A nova classificação concedida à Themis refere-se ao biênio 2017-2018, período em que foram editados os volumes 15 e 16 da Revista. Mesmo tendo como base os artigos publicados nessas edições, aqueles que publicaram seus trabalhos em edições anteriores (de 1997 a 2016) são beneficiados com o Qualis atual e poderão obter pontos em processos seletivos que participem.

O periódico possui também a indexação internacional Latindex, que é um sistema de informação sobre as revistas de investigação científica, técnico-profissional e de divulgação científica e cultural editadas nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.

Para acessar a classificação da Themis, acesse a página da Capes.

NOVA EDIÇÃO JÁ ESTÁ RECEBENDO ARTIGOS CIENTÍFICOS

Referente ao segundo semestre de 2019, o volume 17.2 vem recebendo artigos científicos, que serão avaliados por pareceristas externos, por meio do sistema “duplo cego” (double blind review). A publicação está prevista para novembro próximo.

Interessados em enviar artigo para avaliação da Revista devem cadastrar login e senha no formulário disponível no link. O cadastro no sistema e posterior acesso são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

O periódico possui a linha editorial “Justiça, Gestão Pública, Direitos Humanos, Educação e Políticas Públicas” e os artigos devem observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os critérios disponíveis no link.

PARECERISTAS

Interessados em colaborar com a Themis, na qualidade de avaliadores, podem se cadastrar no site, e enviar e-mail para revista.themis@tjce.jus.br, informando: nome completo, telefone, e-mails, titulação comprovada, afiliação institucional comprovada e link do currículo na Plataforma Lattes, do CNPq.Os pareceristas ficam impedidos de submeter artigos no mesmo número da Revista em que atuarem.

O QUALIS E A SUA IMPORTÂNCIA

O Qualis-Periódicos é o sistema usado pela Capes, fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação, no que se refere aos artigos publicados em periódicos acadêmicos. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados.

A classificação da Capes procura refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área e passa por processo anual de atualização. Conforme o documento relativo ao Qualis 2017-2018, os periódicos são enquadrados nos seguintes estratos indicativos da qualidade: A1 (o mais elevado), A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4.