Conteúdo

Reformas eleitorais são discutidas em evento na Esmec

Reformas eleitorais são discutidas em evento na Esmec

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) está sediando hoje (10 de maio de 2019) o III Encontro de Direito Eleitoral & Ciência Política, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

A atividade integra o Programa de Educação Continuada em Direito e Processo Eleitoral desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE-CE) e é destinada a juízes eleitorais, membros do Ministério Público, advogados e servidores da Justiça Eleitoral.

A abertura do evento ficou a encargo do presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, que dividiu a mesa com o Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Juiz Roberto Viana Diniz de Freitas, o Diretor da Esmec, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, o juiz titular na Corte do TRE-CE, Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, o juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Daniel Carvalho Carneiro e o Diretor Geral do TRE-CE, Hugo Pereira Filho.

Em sua fala, o desembargador Haroldo Máximo ressaltou o seu deslumbre pela importância fundamental e estratégica de manter nas instituições públicas os programas de educação continuada e capacitação profissional dos agentes públicos.

“Tenho firme convicção que os investimentos em capacitação transcendem aspectos de benefício individual de magistrados e servidores, assumindo uma função coletiva de interesse social”, afirma.

Durante o dia, estão sendo ministradas três palestras, com as seguintes temáticas: “As principais alterações introduzidas pelas minirreformas eleitorais e seus impactos nas Eleições 2018″, “Desafios e Perspectivas do Direito Eleitoral” e “As redes sociais e a liberdade de expressão nas campanhas eleitorais”.

O desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, ouvidor regional eleitoral do TRE-CE, ficará encarregado do encerramento do evento.