Conteúdo

Palestra sobre Fotojornalismo encerra exposição “Imagens que Ardem”

Palestra sobre Fotojornalismo encerra exposição “Imagens que Ardem”

Será realizada no dia 31 de agosto, às 14 horas, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), uma palestra sobre Fotojornalismo, a cargo do fotógrafo Evandro Teixeira, um dos autores das fotos que fazem parte da exposição itinerante “Imagens que Ardem”.
A mostra, que será encerrada após a palestra, é uma parceria da Esmec com o Museu da Fotografia, foi iniciada dia 20/07, e traz 50 fotos sobre o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985), de autoria de Evandro Teixeira, Juca Martins e Orlando Brito.
A palestra é aberta ao público e gratuita. Os interessados devem solicitar inscrição através de Formulário Eletrônico, ou presencialmente, no dia do evento, antes de seu início.
Evandro Teixeira iniciou sua carreira na área de fotojornalismo em 1958 no jornal carioca Diário da Noite. Em 1963, passou a trabalhar para o Jornal do Brasil, onde permaneceu por mais de 40 anos. Suas fotos integram acervos de museus como o de Belas Artes de Zurique, na Suíça; Museu de Arte Moderna La Tertulha, Colombia; do Masp, em São Paulo, do MAM e do MAR, ambos no Rio de Janeiro. Um de seus livros, Fotojornalismo, está na biblioteca do Centro de Artes George Pompidou, em Paris. Em 1994, teve o seu currículo inserido na Enciclopédia Suíça de Fotografia, que reúne os maiores fotógrafos do mundo. Em 2004, sua vida e obra foram retratados no documentário “Instantâneos da Realidade”. Entre os prêmios recebidos, estão o da Unesco, Nikon e da Sociedade Interamericana de Imprensa.
Editou cinco livros: “Fotojornalismo”, “Canudos 100 Anos”, “Livro das Águas”, “Pablo Neruda: Vou Viver” e “68 Destinos: Passeata dos 100 Mil”. A seu respeito foi lançado em 2015 o livro “Evandro Teixeira: Retratos do Tempo, 50 anos de Fotojornalismo”. (Fonte: Wikipedia)

.
SERVIÇO
Palestra sobre Fotojornalismo e encerramento da exposição “Imagens que Ardem”
Palestrante: Evandro Teixeira, fotógrafo
Local: Sede da Esmec
Inscrições: 30/07 a 29/08 de 2018, por meio de Formulário (Link: https://spes.tjce.jus.br/index.php/284734?lang=pt-BR)
Horário: 14h
Carga horária: 3 h/a
Público-alvo: Integrantes do Poder Judiciário e público em geral
Parceria: Museu da Fotografia Fortaleza
Mais informações: (85) 3218.6188 e esmec@tjce.jus.br