Conteúdo

Palestra na Esmec apresenta inovações na relação entre Direito e Economia

Palestra na Esmec apresenta inovações na relação entre Direito e Economia

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) recebeu nesta sexta-feira, 02 de agosto, a palestra “Direito e Economia: diálogos” com o professor e vice-diretor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, Antônio Maristrello Porto, no auditório da Escola. Magistrados, servidores do Poder Judiciário e estudantes de Direito das universidades cearenses prestigiaram o evento. 

O magistrado Jorge di Ciero abriu o evento destacando a inovação do tema tratado e convidando todos os presentes a discutirem, perguntarem e auxiliarem na construção do conhecimento.

Tratando da influência da Economia na atividade do Poder Judiciário e reciprocamente, o palestrante afirma que a complexidade dos fenômenos jurídicos e sociais demandam essa interdisciplinaridade. “A essência das falhas de mercado estão no centro do que fazemos no âmbito jurídico”, pontua.

Também foi apresentado ao público as pesquisas e produtos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa em Direito e Economia da FGV Direito-Rio, coordenado pelo palestrante, e a obra que dá nome à palestra “Direito e Economia: diálogos”.

LANÇAMENTO

Após o término da palestra, às 17h, houve o lançamento da obra “Direito Penal das Minorias e dos Grupos Vulneráveis, coordenada pelo Esp. Rodrigo R. de Vasconcelos e de co-autoria do delegado João Gabriel Cardoso, da promotora Ruth Araújo Viana e da professora e editora-adjunta da Revista Themis, periódico da Esmec, Dra. Mércia Cardoso.

Cada autor fez uma breve explanação sobre o processo de escrita do livro e sobre a situação das minorias e grupos vulneráveis no Brasil. Ao final, os presentes puderam adquirir a obra e obter o autógrafo dos autores.