Conteúdo

Círculos em Movimento: Kay Pranis inicia Workshop Internacional na Esmec

Círculos em Movimento: Kay Pranis inicia Workshop Internacional na Esmec

Foi iniciado na manhã desta quinta-feira (21/09), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o Workshop Internacional “Círculos em Movimento: construindo uma comunidade escolar restaurativa”, que está sendo ministrado pela pesquisadora e ativista norte-americana Kay Pranis, referência mundial em Círculos de Justiça Restaurativa.

A capacitação está sendo ofertada para 25 participantes, entre Juízes de Direito, Defensores Públicos, membros do Ministério Público estadual e profissionais indicados pela Vice-Governadoria do Estado e instituição Terre des hommes (Tdh Brasil).

O Workshop foi aberto pelo juiz Ângelo Bianco Vettorazzi, Coordenador Geral da Esmec. Ele destacou a importância da parceria com a Tdh, a Vice-Governadoria e as Escolas da Defensoria Pública e do MP, que possibilitou a vinda de Kay Pranis a Fortaleza, e disse que a presença da professora é um momento histórico para a Escola da Magistratura.

É uma grande felicidade receber Kay Pranis em nossa Instituição. Espero que os participantes aproveitem a capacitação com o compromisso de replicar essa formação para além dos muros da Esmec e da Escola do Ministério Público, onde se encerrará o treinamento”, disse Ângelo, frisando que, ainda como parte da formação, será realizada uma palestra na noite desta sexta-feira, na Esmec, que será transmitida ao vivo pelo Facebook da Escola. Lembrou ainda que as 350 vagas disponíveis para o evento já foram preenchidas.

O magistrado destacou, por fim, que “esse é um momento muito importante para nós, pois é também a primeira vez que Kay Pranis vem ao Ceará. Esperamos que ela volte outras vezes aqui, para nos brindar com sua presença em outras atividades dessa qualidade”.

O processo circular

Kay Pranis, em sua fala inicial, que contou com a colaboração da tradutora e também instrutora de Justiça Restaurativa, Fátima De Bastiani, disse ser uma honra estar na Esmec, ministrando o Workshop. “Estou muito feliz por estar aqui com vocês. O Brasil sempre me dá o maior amor do mundo, e isso me torna cada vez mais uma pessoa melhor. E se fizermos isso [dar amor] com todas as pessoas, estaremos na direção certa.”

Ela explicou que o processo circular “nos ajuda a lembrar de nossa sabedoria individual e coletiva”, e deve ser visto como um encontro de pessoas que querem pensar, decidir, se entender e usar sua criatividade para inventar novas formas de estabelecer relações parceiras, solidárias, respeitosas e verdadeiras.

    Fátima Bastiani (tradutora) e Kay Pranis.

O Workshop tem carga horária de 40 h/a e as aulas acontecem na Esmec, nos dias 21 e 22; e na sede da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), nos dias 25 e 26, sempre nos horários de 9h às 12h e 13h30min às 17h30min.

A capacitação objetiva habilitar os participantes para a realização dos seguintes tipos de círculos em situações conflitivas: Círculos de Conflito de Convivência/Conflitos disciplinares, Círculos de Superação (de vitimização e de vivências traumáticas), Círculos de Suporte e Reintegração (acolhimento e suporte a evadidos e vulneráveis) e Círculos Restaurativos (vítima-ofensor). A metodologia consta de exposição audiovisual, dinâmicas de grupo e círculos de diálogo.

Veja também: Inscrições encerradas para palestra de Kay Pranis – Evento terá transmissão ao vivo