Conteúdo

Palestra de Kay Pranis no auditório da Esmec será transmitida pelo facebook

Palestra de Kay Pranis no auditório da Esmec será transmitida pelo facebook

A ativista comunitária norte-americana Kay Pranis, referência internacional em círculos de Justiça Restaurativa, ministrará a palestra “Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz”, no dia 22 de setembro, às 19h, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). A apresentação terá tradução simultânea e será transmitida ao vivo pelo Facebook da Esmec.

O evento é aberto ao público e as inscrições já foram encerradas. Aos participantes está sendo solicitada a doação de dois quilos de alimento não perecível, que devem ser encaminhados à administração da Esmec até a noite da palestra. O material será doado às famílias da Associação Amigos em Missão (AMI) do Vicente Pinzón. Quem desejar receber uma certidão de participação deve assinar lista de presença no dia do evento e solicitar o documento pelo e-mail esmec@tjce.jus.br.

A palestra tem por objetivo sensibilizar e difundir junto à sociedade local, especialmente os atores do Sistema de Justiça Juvenil e Sistema de Garantia de Direitos, jovens, famílias e atores comunitários, acerca da Justiça Restaurativa e os círculos de construção de paz como ferramentas de pacificação social.

A organização do evento está a cargo do Instituto Terre des hommes Brasil, Esmec, Vice-Governadoria, Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará e Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará.

.

Quem é a palestrante?

Kay Pranis faz treinamentos e escreve sobre Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa. Ela já trabalhou como planejadora de Justiça Restaurativa no Departamento de Correções do Estado de Minnesota (EUA) entre os anos de 1994 a 2003 e, desde 1998, conduz treinamentos de Círculos nas mais diversas comunidades, desde escolas, prisões, locais de trabalho, igrejas e famílias, de comunidades rurais em Minnesota até o South Side da cidade de Chicago, de Montgomery, no Alabama, à Costa Rica. É autora de vários artigos a respeito da temática da Justiça Restaurativa e o Pequeno Livro de Processos Circulares: Um Novo/Antigo Enfoque à Construção de Paz.

Kay Pranis (Divulgação).

A autora da metodologia dos círculos é também co-autora de Peacemaking Circles: From Crime to Community (Círculo de Construção de Paz: do Crime à Comunidade). A intenção de Kay Pranis com o seu trabalho é criar espaços nos quais as pessoas possam estar em conexão mais amorosa umas com as outras. A experiência de Kay como mãe e ativista comunitária forma o alicerce de sua visão para a construção da paz e construção de comunidade.

Atualmente, o Instituto Tdh Brasil se utiliza das práticas restaurativas sistematizadas por Kay Pranis em ações de prevenção à violência nas escolas, na comunidade e no Sistema de Justiça Juvenil. Para Lastênia Soares, diretora do Programa de Justiça Juvenil Restaurativa do instituto, a realização do evento busca sensibilizar o público para acreditar que é possível se implantar uma cultura de paz se todos entenderem a importância e o resultado que as práticas circulares podem causar aos participantes.

.

O que é Justiça Juvenil Restaurativa?

A Justiça Restaurativa se configura como um modelo de responsabilização de situações de conflito, violência e ato infracional, que envolve seu autor, a vítima e a comunidade. Tal abordagem favorece a construção de soluções que promovam a reparação dos danos causados à vítima, a responsabilização do autor da infração, partindo das causas que influenciaram no cometimento do ato, e a restauração dos vínculos das pessoas afetadas, promovendo a participação da comunidade.

Acesse aqui mais informações sobre Justiça Restaurativa.

.

SERVIÇO:

Palestra “Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz”

Data: 22 de setembro de 2017

Horário: 19h
Local: Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará

Endereço: Rua Ramires Maranhão do Vale, 70. Edson Queiroz

Inscrição: 2 kg de alimento que será doado às famílias da Associação Amigos em Missão (AMI) do Vicente Pinzón

Mais informações: (85) 3263 1142 e (85) 3267 8679 (Instituto Tdh Brasil) / (85) 3218-6188 (Esmec)

.

Estão disponíveis no Youtube vídeos de palestras e entrevistas de Kay Pranis, nos quais se pode ter uma ideia do pensamento da palestrante. Sugerimos um em que ela explica como se desenvolvem os círculos de Justiça Restaurativa, que está no endereço https://www.youtube.com/watch?v=0sRLZ6XzYpI e pode ser visto abaixo:

Veja o convite que o Coordenador Geral da Esmec, Ângelo Vettorazzi, faz para que todos prestigiem essa palestra, no link https://www.youtube.com/watch?v=YgRrs1CTqVQ.

Veja também outros convites no Canal Esmec.