Conteúdo

Grupo

Grupo

O Grupo de Pesquisa “Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário” reúne pesquisadores e estudantes interessados em desenvolver conhecimento novo em temáticas de interesse do Poder Judiciário. Informe-se sobre as datas das reuniões e atividades entrando em contato com o(a) coordenador(a) de cada grupo.

O grupo está estruturado em três linhas de pesquisa distintas, cada uma delas coordenada por um(a) professor(a) doutor(a). As linhas de pesquisa são as seguintes:

 

Linha 1 (Políticas Públicas, Sociedade e Sistema de Justiça)

Objetivo: Investigar como as políticas públicas podem contribuir para a transformação social e o aprimoramento do sistema de justiça, examinando também o papel, os limites e a atuação do Judiciário no controle de políticas públicas e seus impactos no cotidiano dos cidadãos e da sociedade.

Coordenador: Prof. Dr. Flávio José Moreira Gonçalves     Telefone: (85) 3218-6169

E-mail: flavio.goncalves@tjce.jus.br

 

Linha 2 (Direitos Humanos)

Objetivo: Consolidar na prática científica, com implicações jurídico-sociais, o estudo da teoria e prática dos direitos humanos, dos direitos fundamentais, bem como da jurisprudência consolidada pelos Tribunais nacionais e internacionais. Outrossim, buscar a influência desses campos do conhecimento nas esferas social, econômica e cultural, viabilizando investigações que busquem a compreensão e transformação das questões sociais.

Coordenadora: Profa. Dra. Mércia Cardoso de Souza    Telefone: (85) 3218-6188

E-mail: mercia.souza@tjce.jus.br

 

Linha 3 (Gestão Pública e Inovação no Poder Judiciário)

Objetivo: Estudar os mecanismos de acompanhamento da gestão do Poder Judiciário (Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira; Gestão da Tecnologia da Informação, etc.); Avaliação da aquisição de capacidades inovadoras e da gestão do conhecimento gerado no Poder Judiciário.

Coordenador: Prof. Dr. Leonel Gois Lima Oliveira   Telefone: (85) 3207-7850

E-mail: leonelgois@tjce.jus.br

O ingresso no grupo ocorre por meio de processo seletivo aberto aos interessados que preencham os requisitos exigidos em edital e a permanência depende da participação efetiva nas reuniões, projetos de pesquisa e atividades, especialmente da produção acadêmica (publicação de obras e artigos, participação de eventos com apresentação de trabalhos etc).

Antes de seu cadastramento como grupo de pesquisa no CNPq, o grupo já havia realizado vários encontros para debater assuntos do interesse do Poder Judiciário. Como produto das reuniões e atividades de pesquisa do grupo, vários trabalhos acadêmicos (teses de doutorado, monografias de graduação, especialização e artigos publicados em periódicos especializados) foram orientados e produzidos, alguns deles sobre a própria Esmec e seu papel na formação de magistrados, outros sobre gestão judiciária e suas transformações ao longo do tempo.

O grupo caminha, atualmente, para uma atualização e ampliação de suas linhas de pesquisa, cujos resultados apontam para a construção de um banco de soluções para os problemas das instituições do sistema de justiça, podendo servir de subsídio e fonte de pesquisa para os integrantes do Poder Judiciário e as universidades.

Mais informações: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/329570