Conteúdo

Grupo de Pesquisa Dimensões do Conhecimento é lançado oficialmente pela Esmec

Grupo de Pesquisa Dimensões do Conhecimento é lançado oficialmente pela Esmec

O Grupo de Pesquisa “Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário”, da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (29/06). Na oportunidade, os coordenadores das três linhas investigativas falaram sobre suas temáticas.
Flávio José Moreira Gonçalves, Diretor Pedagógico da Esmec e coordenador do grupo “Políticas Públicas, Sociedade e Sistema de Justiça”, ressaltou a importância desta data para a pesquisa acadêmica no Judiciário, pois foi exatamente hoje que a Escola formalizou junto ao Diretório Geral de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o credenciamento do Grupo. 
“Nosso Grupo está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional e ao Plano Estratégico da Escola. Foi criado em 2010 e, mesmo atuando informalmente, promoveu importantes palestras e produziu vários trabalhos acadêmicos, muitos deles tendo a Esmec como temática”, lembrou Flávio, acrescentando que na próxima semana será lançado edital para inscrição de novos pesquisadores e estudantes que tenham interesse em compor uma das três linhas de pesquisa do Grupo.
Os outros dois coordenadores das linhas de pesquisa que falaram sobre suas temáticas foram Leonel Gois Lima Oliveira, Auditor-Chefe da Auditoria Administrativa de Controle Interno do TJCE (que comanda o grupo “Gestão Pública e Inovação no Poder Judiciário”); e Mércia Cardoso de Souza, Editora-adjunta da Revista Themis (“Direitos Humanos”).
“Mesmo quando o Grupo atuou informalmente, fizemos importantes estudos comparativos envolvendo a Justiça cearense. A inscrição do Grupo no CNPq é uma forma de ocuparmos espaços, academicamente falando, no Judiciário. É uma grande oportunidade de produzirmos conhecimento neste Poder”, avaliou Leonel Oliveira.

Para acessar mais informações sobre o grupo e seus integrantes, clique aqui.

 

Professores doutores Mércia Cardoso, Leonel Oliveira e Flávio Moreira.