Conteúdo

Esmec sedia Curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa

Esmec sedia Curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa

renata 2

Teve início na manhã desta segunda-feira (30/05/16), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o Curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, promovido pela organização Terre des hommes (Tdh). A abertura foi feita por Anselmo de Lima, Delegado da Tdh Brasil. Atuam como facilitadoras Lastênia Soares e Renata Araújo.

O curso tem carga horária de 60 h/a (sendo 40 h/a presenciais e 20 h/a de realização de 10 práticas para certificação como facilitadores) e prossegue até sexta-feira (de 8 às 17 horas).

A formação é destinada a profissionais do Sistema de Justiça Juvenil, atores comunitários e do âmbito escolar, que serão capacitados em Práticas Restaurativas, com conhecimentos teóricos e práticos referentes à Justiça Restaurativa e aos procedimentos restaurativos no trabalho junto a crianças e adolescentes. Ao final da capacitação, os mesmos estarão aptos a realizar procedimentos de prevenção à violência, ao ato infracional e seu tratamento, baseado num enfoque restaurativo.

Conteúdo programático: Introdução aos Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz; Fundamentação teórica; Valores e Norteadores dos Processos circulares; O facilitador de processos circulares; Tipos de Círculos de Construção de Paz; Elementos fundamentais da dinâmica dos Círculos de Justiça Restaurativa; Etapas Preparatórias (pré-circulo, círculo e pós-circulo); e Sistema restaurativo: precondições para implantar práticas restaurativas.

renata
Equipe da Tdh Brasil: Lastênia, Renata (sentada) e Anselmo.


Perfil das Facilitadoras:

Lastênia Soares é facilitadora e multiplicadora de práticas restaurativas, formada por Kay Pranis e Instituto ISA-ADRS, tendo ministrado vários cursos de formação sobre o tema para profissionais da Justiça e da Educação do Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte. É também Gerente de Educação e Formação de Tdh Lausanne no Brasil, além de ser Ponto Focal de Proteção Psicossocial para a América Latina. Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), mestra em Educação pela Universidade de São Marcos (São Paulo/SP).

Renata Araújo é graduada em Pedagogia, facilitadora e formadora em práticas restaurativas, é também a profissional de referência para as formações em âmbito nacional de Tdh Brasil.

anselmo
Anselmo dirige a Tdh Brasil.