Conteúdo

Esmec realiza evento em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca

Esmec realiza evento em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca

A Semana do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto nº 84.631/80, acontece entre os dias 23 e 29 de outubro e tem como propósito incentivar a leitura e a construção do conhecimento através da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

Em comemoração à semana, a Biblioteca Juiz Roberto Jorge Feitosa de Carvalho da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, em conjunto com a Biblioteca Des. Jaime de Alencar Araripe do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, realizará no dia 25 de outubro (sexta-feira), no período da manhã, duas palestras abordando a relevância da informação e das manifestações culturais para a desenvolvimento social. O evento acontecerá no auditório da Esmec, às 9 h, e será aberto ao público.

A palestra “Biblioterapia: o livro como recurso terapêutico” será ministrada pela bibliotecária do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Rejane Albuquerque, que apresentará a definição da biblioterapia, formas de atuação e sua importância social. Já a palestra “Literatura de Cordel: tradição em versos” será ministrada pelo cordelista Paiva Neves, pedagogo e fundador da Associação dos Poetas e Escritores de Maracanaú, o qual discorrerá sobre sua atuação poética, assim como os pilares do Cordel e seu reconhecimento como patrimônio cultural nacional.

Participantes terão direito a certificado, correspondente a 2 h/a, emitido pela Esmec. Interessados podem realizar a inscrição através do formulário eletrônico.

Programação:

9 h – 10 h: “Biblioterapia: o livro como recurso terapêutico”

Palestrante: Rejane Maria Façanha de Albuquerque

Bibliotecária do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª região, bacharel em Biblioteconomia (UFC) e Ciências Sociais (UECE), especialista em Direito e Processo do Trabalho (UniAteneu) e Psicanálise (UNICE).

10 h – 11 h: “Literatura de Cordel: tradição popular em versos”

Palestrante: Francisco Paiva das Neves

Poeta, cordelista e editor, graduado em Pedagogia, sócio fundador da Sociedade dos Poetas e Escritores de Maracanaú (SOPOEMA) e membro da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará (AESTROFE).