Conteúdo

Esmec promove Seminário “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas Eficientes”

Esmec promove Seminário “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas Eficientes”

Em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE), a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), promoverá nos dias 05 e 06 de março (quinta e sexta-feira), das 8h às 12h e 14 às 18h, o Seminário “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas Eficientes”. Irão atuar como palestrantes no evento a escritora e professora Débora Thomé, a Secretária Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) Orleanes Cavalcanti e a professora e servidora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Polianna dos Santos.

O evento será gratuito e destinado, primordialmente, à mulheres que integram ou desejam integrar uma agremiação partidária. As inscrições deverão ser realizadas através do sistema Minha Esmec.

Ao longo da formação, serão ministrados conteúdos relativos à representatividade feminina na política local, personagens históricas, gênero e igualdade e democracia de gênero, entre outros. Participantes terão direito a certificado equivalente à 20 h/a, emitido pela Esmec, sendo necessário registro de presença mínima de 75%.

Com o objetivo de oferecer conteúdo mínimo para postulação e exercício de mandato eletivo, o projeto Mulheres da Política almeja também avaliar a presença e o interesse de mulheres em partidos políticos e no processo democrático.

Sobre as palestrantes:

Débora Thomé: Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (Iesp-Uerj). Graduada em Jornalismo, bacharel em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Autora dos livros “Mulheres e Poder – histórias, ideias e indicadores”, com Hildete Pereira de Melo (FGV, 2018) e “O Bolsa Família e social-democracia” (FGV, 2013). Atuou como jornalista e editora no Rio de Janeiro, com enfoque em economia, política e políticas públicas.

Orleanes Cavalcanti: Especialista em Direito Constitucional pela Esmec. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como secretária Judiciária do TRE-CE. Professora do curso de pós-graduação (especialização) em Direito Eleitoral na Universidade de Fortaleza (2020). Integrante do Grupo de Trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de elaboração das minutas da Resolução sobre a Escolha e o Registro de Candidatos para Eleições Ordinárias Municipais de 2020. Tutora do Curso de Formação Continuada em Direito Eleitoral pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), desde 2017.

Polianna dos Santos: Mestre em Direito Político pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ciências Penais pela IEC-PUC Minas. Professora de Pós-graduação lato sensu (PUC Minas, ESA OAB/MG, IEC e CAD). Membro da Coordenação Executiva do Grupo de Trabalho para a Sistematização das Normas Eleitorais (GT-SNE). Membro-fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Co-fundadora e Diretora Presidente da Associação Visibilidade Feminina. Sócia Fundadora do Instituto de Ensino Jurídico e Consultoria (IEJC).

Programação:

Dia 05 de março Ma. Débora Thomé

  • Representatividade feminina na política local
  • Personagens históricas (vídeo As Sufragistas)
  • Gênero e desigualdade
  • Mulher e política – no Brasil e no mundo
  • Comunicação e redes sociais
  • Media training

Dia 06 de março – Esp. Orleanes Cavalcanti, com participação de Ma. Polianna Santos

  • Organização do Estado
  • Processo Eleitoral 
  • Filiação partidária 
  • Pré-campanha e registro de candidatura 
  • Financiamento e prestação de contas 
  • Campanha e propaganda  eleitoral 
  • Mandatos eleitorais
  • Democracia de Gênero, com a professora Me. Polianna Santos