Conteúdo

Esmec oferta curso “Plantão Judiciário” em Iguatu

Esmec oferta curso “Plantão Judiciário” em Iguatu

Nos dias 26 e 27 de setembro, A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) realizará o curso presencial de formação continuada “Plantão Judiciário”, no Polo de Aprendizagem de Iguatu. O formador Me. Antônio Edilberto Oliveira Lima ministrará o curso.

As inscrições estão abertas até o dia 18 de setembro de 2019 através do formulário eletrônico. Estão sendo ofertadas 50 vagas para magistrados e servidores da Justiça Estadual que atuem em conjunto com os juízes.

Atenção: em conformidade com o artigo 35 do Regimento Interno da Esmec, haverá uma triagem dos inscritos em relação a sua área de atuação, preferencialmente, os selecionados para o curso receberão a confirmação via e-mail.

O curso tem 20 h/a e está credenciado na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), integrando o Programa de Formação Continuada para fins de promoção na carreira.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) disciplina em matéria concernente, que os Plantões Judiciais devem cumprir o comando constitucional inserido no artigo 93, XII, da Carta Magna de 1988, segundo o qual “a atividade jurisdicional será ininterrupta, sendo vedado férias coletivas nos juízos e tribunais de segundo grau, funcionando, nos dias em que não houver expediente forense normal, juízes em plantão permanente”. O curso tem como premissa proporcionar mais integração e conhecimentos para os integrantes do Poder Judiciário em relação às normas que disciplinam o plantão judiciário no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e do CNJ.

Ao final do curso os integrantes do Poder Judiciário estarão aptos para:

  • Aplicar as Resoluções do CNJ e do TJCE acerca do Plantão Judiciário;
  • Conhecer os aportes polêmicos no âmbito da atuação do plantão judiciário em matéria criminal, desenvolvendo sua segurança a função;
  • Analisar e aplicar como se dá a intervenção dos demais atores processuais, como: Ministério Público, Advogados, Defensoria Pública e Polícias, além da atuação dos servidores da Justiça nos atos processuais praticados no âmbito do Plantão Judiciário;
  • Analisar como funcionam as escalas no Plantão Judiciário fixado pelo TJCE, no âmbito da capital quanto do interior do Estado, buscando aperfeiçoá-las;
  • Elaborar os enunciados para atuação padronizada e uniforme nos plantões judiciários.

Formador:

Antº. Edilberto Oliveira Lima: Mestre em Direito Constitucional e Doutorando em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Serviço:

Curso – Plantão Judiciário

Formador – Antº. Edilberto Oliveira Lima

Realização – 26 e 27 de setembro de 2019

Local – Polo de Aprendizagem do Iguatu

Horário – 8h às 12h e 14h às 18h

Vagas – 50

Inscrição – até o dia 18 de setembro, pelo formulário eletrônico disponível no link:  formulário eletrônico