Conteúdo

Esmec lança Volume 17.1 da Revista Themis em evento com exposição de artigos científicos

Esmec lança Volume 17.1 da Revista Themis em evento com exposição de artigos científicos

Debates contemplando as temáticas da Análise Econômica do Direito e dos Direitos Humanos marcaram o lançamento da Revista Themis, periódico da Escola Superior da Magistratura do Ceará, nessa sexta-feira (28/06). O evento “Temas jurídicos em debate” contou com palestras de articulistas de dois artigos científicos publicados no volume 17.1 referente ao primeiro semestre de 2019.

O Diretor da Esmec, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, e o Coordenador Geral, juiz Ângelo Bianco Vettorazzi, abriram o evento. Em sua fala, o desembargador ressaltou o compromisso da gestão com o veículo de divulgação científico e o rigor técnico que a Esmec segue para a publicação de artigos científicos de qualidade.

No primeiro momento, palestraram os autores do artigo O Pagamento e os Crimes Tributários: um Estudo à Luz da Análise Econômica do Direito”, o Procurador da Prefeitura Municipal de Fortaleza e pós-doutor em Ciência Política, Rômulo Guilherme Leitão, e o Juiz da Vara única da Infância e Juventude da comarca de Sobral e Professor de Direito Tributário II da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), Esp. Saulo Gonçalves dos Santos.

Ao expor sobre a temática do trabalho, Saulo explica que a Análise Econômica do Direito é “um instrumento que auxilia magistrados e legisladores a tomar decisões com base na eficiência e na melhor adequação de recursos e benefícios”.

A Diretora Executiva do Núcleo Paulista de Mediação e Arbitragem (NPMA), doutoranda e mestre em Direito Internacional e Comparado pela Universidade de São Paulo (USP), Me. Evelyn Roberta Araújo Barreto de Souza, expos sobre a temática de seu artigo “Uma Ideia Universal dos Direitos Humanos de um Ponto de Vista Cosmopolítico”. Em sua fala, ela traz a concepção do filósofo Immanuel Kant sobre o Direito Cosmopolítico e discute sobre os desafios da implementação efetiva dos direitos humanos na sociedade contemporânea.

Para encerrar o lançamento da revista, os presentes prestigiaram uma apresentação da quadrilha junina da comunidade do Dendê. O evento foi transmitido ao vivo pela página do Facebook da Esmec e em breve estará disponível no Canal do Youtube da escola.

Os artigos científicos do volume já estão disponíveis no site da Revista Themis.