Conteúdo

Esmec conquista seu próprio Programa de Formação de Formadores – Fofo

Esmec conquista seu próprio Programa de Formação de Formadores – Fofo

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) poderá oferecer o Curso de Formação de Formadores – Fofo, Nível I, Módulos 1, 2 e 3, e a oficina do Nível II, equivalentes àqueles ofertados, até agora, somente pela Enfam.

A conquista foi possível em razão do credenciamento dos seguintes Cursos: Formação Pedagógica: Planejamento, Portaria de Credenciamento 242, de 20 de outubro de 2017; Curso de Formação de Formadores – Nível 1, Módulo 2, Portaria de Credenciamento 266, de 28 setembro de 2018; Curso de Formação de Formadores – Nível 1, Módulo 3, Portaria de Credenciamento 267, de 28 setembro de 2018 e Curso de Gestão e Processos Educacionais – Nível 2, Portaria de Credenciamento 156 de 10 de julho de 2018.

Com as equivalências dos cursos reconhecidas pela Enfam, a Esmec poderá capacitar seus próprios formadores integralmente nessa modalidade, qualificando maior número de profissionais com menor investimento, atendendo a Portaria nº 1/2018, de 14 de junho de 2018, da Enfam.

O Programa de Formação de Formadores é constituído por cursos “destinados ao desenvolvimento de competências para atividades docentes, nas modalidades presencial e a distância, e os voltados ao aperfeiçoamento do trabalho pedagógico do formador e da equipe técnico-pedagógica das escolas”, como dispõe o art. 2º da Resolução nº 2, de 26 de abril de 2018, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Por exigência dos normativos da Enfam, toda escola da magistratura terá de obter, até julho de 2021, cota mínima de 50% (cinquenta por cento) dos seus formadores cadastrados no Banco Nacional de Formação de Formadores com certificação deste curso pela Enfam ou por escola que o tenha credenciado, nos termos do art. 9º, incisos III e IV.

Atualmente, a Esmec conta com 80 (oitenta) formadores cadastrados no Banco Nacional de Formação de Formadores, os quais poderão atuar ministrando aulas nos cursos credenciados pela Enfam.