Conteúdo

Esmec abre inscrições para curso básico de idioma, cultura e Direito francês

Esmec abre inscrições para curso básico de idioma, cultura e Direito francês

Estão abertas as inscrições para participar do “Curso Básico de Idioma, Cultura e Direito da França”, ministrado pela juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo. O curso será ofertado pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará e terá a duração de 1 ano.

O curso será iniciado no dia 5 de agosto de 2019. As aulas acontecerão todas as segundas-feiras, das 16 h às 17h, e se estenderão até julho de 2020, totalizando uma carga horária total de 51 h/a.

A Esmec está ofertando 50 vagas para magistrados e servidores do Poder Judiciário cearense. Para se inscrever, basta preencher o formulário eletrônico disponível no link (VAGAS ESGOTADAS). Quando as vagas forem preenchidas, o formulário será desativado e a turma será fechada.

A professora Teresa Germana Lopes de Azevedo é pós-graduada em Direito Civil francês pela Universidade Panthéon-Assas Paris 2 e proficiente no idioma, possuindo Diplôme Approfondi de Langue Française – DALF C1 expedido pelo Ministério da Educação Nacional da República Francesa. A magistrada participou também de quatro formações presenciais na Escola Nacional da Magistratura na França (École Nationale de la Magistrature), respectivamente: “Prisão e detenção: o papel do juiz na proteção dos direitos fundamentais” (2014), “Engenharia Pedagógica e Organização Administrativa para Escola de Formação de Juízes Procuradores” (2015), “Cybercriminologia” (2015) e “Investigação Econômica e Financeira” (2016). 

Ao longo do curso, ela irá capacitar para as competências de ler, escrever, falar e compreender o francês, proporcionando conhecimentos básicos de nível básico em gramática, vocabulário e pronúncia.

Além disso, os alunos deverão adquirir conhecimentos nas temáticas:

  • Cultura francesa (monumentos, artes em geral, costumes);
  • Introdução ao Direito Francês;
  • Direito Civil francês;
  • Instituições Judiciárias e Administrativas da França;
  • História das Instituições Francesas;
  • História do Direito Francês.

O objetivo do curso é preparar os alunos para intercâmbios na França e para os estágios de magistrados franceses no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Serviço:

Curso – Curso Básico de Idioma, Cultura e Direito da França

Formadora – Teresa Germana Lopes de Azevedo

Data de início – 5 de agosto de 2019

Duração do curso – 1 ano

Horários das aulas – 16 h às 17 h

Inscrições – VAGAS ESGOTADAS.