Conteúdo

Esmec inicia II Encontro Pedagógico com a participação de 37 magistrados

Esmec inicia II Encontro Pedagógico com a participação de 37 magistrados

Foi iniciado na manhã desta quinta-feira (16/11), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o II Encontro Pedagógico da Instituição. Estão participando 37 juízes formadores (36 estaduais e um federal) e outros 25 professores (servidores da Justiça estadual e docentes externos credenciados). Alguns já possuem o curso de Formação de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e os demais receberão esta certificação ao concluírem a capacitação.

O Encontro, que equivalerá portanto a um curso de Formação de Formadores (credenciado pela Enfam), tem carga horária de 20 horas-aula e será encerrado nesta sexta-feira.

O conteúdo programático aborda os seguintes tópicos: discussão sobre competência na prática docente (identificar os saberes necessários ao formador que se propõe a trabalhar com estudos de caso), metodologias ativas (exposição dialogada, prática simulada, apresentação de grupos), avaliação (facilidades e dificuldades, competência etc.) e elaboração de plano de curso (nos moldes da Enfam).

Atua como facilitadora a pedagoga Liliane Campos Machado, instrutora credenciada da Enfam, doutora em Educação (Universidade Federal de Uberlândia), pós-doutora em Educação (Universidade de Brasília – UnB) e professora da UnB. Ela conta com o apoio da psicopedagoga Rosângela Maria Evangelista de Melo, Coordenadora de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e Servidores da Esmec.

 

Veja também:

II Encontro Pedagógico começa quinta-feira e capacitará novos Formadores

Encontro com formadores da Esmec discute metodologia de ensino e qualificação docente

      Juiz Ângelo Vettorazzi, Coordenador Geral da Esmec, abriu a capacitação.
        Pedagoga Liliane Campos, da Enfam, atua como facilitadora.
  Apresentação de equipes (estudo de caso).
Trabalho em grupo.