Conteúdo

Discussões sobre inovação tecnológica no Poder Judiciário marcam evento na Esmec nesta sexta-feira (07/02)

Discussões sobre inovação tecnológica no Poder Judiciário marcam evento na Esmec nesta sexta-feira (07/02)

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) recebeu nesta sexta-feira, dia 07 de fevereiro de 2020, a juíza federal Isabela Rossi Cortes Ferrari e o advogado e Diretor do Centro de Novas Tecnologias do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), Daniel Becker para palestras abordando o impacto dos avanços tecnológicos no Poder Judiciário. Ao longo da tarde, foram ministradas as palestras “Inteligência Artificial no Poder Judiciário: Cortes Online e decisões por algoritmos” e “Jurimetria: aplicações práticas de estatística e tecnologia no Direito”.

Mais de duzentas pessoas prestigiaram o evento, dentre magistrados, servidores, estudantes e demais profissionais do Direito. O Diretor da Esmec, desembargador Heráclito Vieira, e o Coordenador Geral, Ângelo Vettorazzi, abriram o evento. Em sua fala, o desembargador destacou a intensidade de atividades que estão programadas para acontecer na Esmec em 2020 e o compromisso com a formação técnica, humanística e holística dos integrantes do Poder Judiciário.

Mestra em Direito Público pela UERJ e professora de Direito Administrativo, Isabela Ferrari abordou o papel da tecnologia nas Cortes do Brasil e seus possíveis impactos. “As Cortes Online são uma realidade em muitos países e a tendência é que elas se expandam. É muito importante entendermos o que elas são, para onde caminham, todas as possibilidades e os riscos, para que haja integração nesse debate”, pontua a palestrante.

Em seguida, o palestrante Daniel Becker apresentou formas de empregar algoritmos e ferramentas de estatística no Poder Judiciário. Pós-graduando em Direito Público pela FGV Direito Rio, membro da Silicon Valley Arbitration and Mediation Center (SVAMC) e Co-fundador do portal LEX MACHINÆ, o palestrante argumenta sobre a vantagem de utilizar dados estatísticos em prol da otimização das ações do Poder Judiciário.

Na ocasião, os dois palestrantes realizaram o lançamento do livro Regulação 4.0, de autoria dos dois. A obra aborda temas como inovação no setor público e os avanços tecnológicos em face do Direito Administrativo.