Conteúdo

Comitê reúne juízes das varas criminais e do Juizado da Mulher na Esmec

Comitê reúne juízes das varas criminais e do Juizado da Mulher na Esmec

A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) sediou, na tarde de hoje (10/08), a segunda reunião do Comitê Gestor da Política de Atenção Prioritária ao 1º Grau (Varas e Juizados), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que teve por objetivo colher de juízes e servidores sugestões para melhorias no atendimento aos jurisdicionados que procuram as varas criminais e o Juizado da Mulher de Fortaleza.
O primeiro encontro aconteceu dia 1º de agosto e o último será dia 17/08, com magistrados e servidores das varas cíveis. A Esmec sedia todas as reuniões.

O Coordenador do Comitê, juiz Marcelo Roseno de Oliveira, explicou que nesses encontros, chamados de “oficinas”, estão sendo “catalogadas as causas que levam a um comprometimento dos objetivos estratégicos do Tribunal de Justiça, que são: celeridade, efetividade e produtividade”.
“Os magistrados e servidores presentes a essas reuniões do Comitê indicam os fatores que vêm comprometendo a efetivação desses objetivos, e eles são catalogados para que, num segundo momento, com um grupo específico, sejam definidas iniciativas para tratar essas causas. É um trabalho participativo, um portfólio que estamos construindo para mostrar à próxima gestão do Judiciário estadual.”
Roseno também destacou o aspecto democrático da iniciativa: “Ao invés do Comitê simplesmente adotar medidas ou impor novas iniciativas, a gente constrói com aqueles que estão tá lá na ponta, sentindo as dificuldades de perto, que são os juízes e servidores das Varas e dos Juizados”.

Sérgio Mendes, Secretário de Planejamento do TJCE, participou da reunião.