Conteúdo

Arquivo Nirez na Esmec

Arquivo Nirez na Esmec

Escola da Magistratura promove exposição do Arquivo Nirez.

De 1º de setembro a 31 de outubro, a Escola Superior da Magistratura do Cerará (Esmec) promoverá exposição de fotos e objetos que compõem o arquivo do jornalista Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez).
A abertura da exposição acontecerá durante a solenidade de encerramento do V Curso de Formação Inicial de Magistrados, que será realizada dia 01/09, a partir das 19 horas, no auditório da Esmec. Durante a exposição os visitantes poderão desfrutar da audição do Programa Arquivo de Cera, com músicas especialmente selecionadas por Nirez para a ocasião.
A exposição é aberta ao público e poderá ser visitada na sede da Esmec (Rua Ramires Maranhão do Vale, nº 70, bairro Água Fria) no horário de 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Informações pelo telefone (85) 3218.6188 ou e-mail esmec@tjce.jus.br.

Nirez é jornalista, historiógrafo, memorialista e colecionador. Possui uma das mais importantes discotecas especializadas do País e uma vasta coleção de fotos antigas da Capital cearense. Colaborou com os jornais Tribuna do Ceará (1954), Correio do Ceará (1969) e O Povo (1975 a 1991). Desde 1963 mantém um programa intitulado Arquivo de Cera, que vai ao ar aos domingos na Rádio Universitária. Em 1991 tornou-se membro do Instituto do Ceará. Entre 2009 e 2015 foi diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS-CE). Atualmente supervisiona o setor de digitalização dos arquivos no Instituto Moreira Sales do Rio de Janeiro, coordenando a organização das gravações. O rico arquivo de fotos de Nirez pode ser acessado no Facebook do pesquisador, no link: https://www.facebook.com/miguelnirez.azevedo.

Veja no link https://www.youtube.com/watch?v=v_2lUDtFyR4 uma reportagem sobre o lançamento da exposição, ocorrida em 01/09/17.

Veja abaixo algumas fotos da exposição: