Conteúdo

Prorrogadas até 14 de dezembro inscrições no Edital de Seleção para Estudantes e Pesquisadores

Prorrogadas até 14 de dezembro inscrições no Edital de Seleção para Estudantes e Pesquisadores

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) prorrogou até o dia 14 de dezembro de 2018 as inscrições para estudantes e pesquisadores interessados em participar do Grupo de Pesquisa “Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário”. Para inscrever-se, o(a) interessado precisa estar munido do Currículo Lattes atualizado, cópias digitais do RG (carteira de identidade) e do comprovante de matrícula (se estudante) ou e do comprovação da última titulação (se pesquisador).O Edital de Seleção foi publicado no Diário de Justiça e pode ser acessado diretamente neste link.

As inscrições são feitas por meio de formulário eletrônico, disponível no link: https://spes.tjce.jus.br/index.php/191612?lang=pt-BR

Criado em 2010, o grupo é cadastrado no Diretório Geral de Pesquisas (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde junho deste ano, quando foi divulgado ao público. Organiza-se em três linhas distintas de pesquisa, coordenadas por integrantes do Poder Judiciário com atuação direta na Escola da Magistratura:

Linha de Pesquisa 1 – Políticas Públicas, Sociedade e Sistema de Justiça, coordenada pelo Prof. Dr. Flávio José Moreira Gonçalves. (Para mais informações sobre a linha de pesquisa 1, clique aqui)

Linha de Pesquisa 2 – Direitos Humanos, coordenada pela Profa. Dra. Mércia Cardoso de Souza (Para mais informações sobre a linha de pesquisa 2, clique aqui)

Linha de Pesquisa 3 – Gestão Pública e Inovação no Poder Judiciário, coordenada pelo Prof. Dr. Leonel Gois Lima Oliveira (Para mais informações sobre a linha de pesquisa 3, clique aqui)

As atividades do grupo de estudos e pesquisas estão normatizadas pelo Regulamento Geral do Grupo de Pesquisas, publicado no Diário da Justiça de 21 de novembro de 2018.

Antes de seu cadastramento como grupo de pesquisa no CNPq, o grupo já realizou vários encontros para debater assuntos do interesse do Poder Judiciário. Como produto das reuniões e atividades de pesquisa do grupo, vários trabalhos acadêmicos (teses de doutorado, monografias de graduação, especialização e artigos publicados em periódicos especializados) foram orientados e produzidos, alguns deles sobre a própria Esmec e seu papel na formação de magistrados, outros sobre gestão judiciária e suas transformações ao longo do tempo. O grupo caminha, atualmente, para uma atualização e ampliação de suas linhas de pesquisa, cujos resultados apontam para a construção de um banco de soluções para os problemas das instituições do sistema de justiça, podendo servir de subsídio e fonte de pesquisa para os integrantes do Poder Judiciário e as universidades.

Mais informações: (85) 3218-6169