Conteúdo

Abertas as inscrições para o Congresso Mundial, que acontece na França

Abertas as inscrições para o Congresso Mundial, que acontece na França

Acontecerá entre os dias 28 a 30 de maio de 2018, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, na França, o Congresso Mundial sobre Justiça para Crianças e Adolescentes, cujo tema será “O fortalecimento dos Sistemas de Justiça para crianças e adolescentes: os desafios, incluindo a desvinculação do extremismo violento”. No evento internacional, serão abordadas três problemáticas: a tendência global para a participação de crianças, adolescentes e jovens em extremismo violento e possíveis respostas; a necessidade de se aplicar formas mais eficazes de reduzir a delinquência juvenil e a reincidência; e a melhoria dos mecanismos de proteção para crianças, adolescentes e jovens vulneráveis, incluindo estratégias de prevenção precoce. O Congresso tem como objetivo envolver profissionais e demais atores sociais interessados de todo o mundo para compartilhar suas opiniões sobre Justiça Juvenil e familiar e a prevenção do crime e do extremismo violento.

Pessoas, instituições ou grupos de especialistas interessados em participar do Congresso  tem até o dia 26 de janeiro para solicitar a sua contribuição à organização do evento através do e-mail info@j4c2018.org, onde poderão optar por fazer uma apresentação ou organizar um workshop. Quem desejar organizar um workshop, deverá enviar uma proposta por meio de um formulário padrão, colocando os detalhes da proposta escolhida e especificando como abordará os tópicos que abordará o Congresso. Cada proposta poderá ser abordada sob a perspectiva de reforma legal, pesquisa científica ou prática demonstrada. As oficinas devem considerar estratégias ou experiências que fortaleçam os Sistemas de Justiça Juvenil e familiar em todo o mundo, através da proposta de práticas específicas e promissoras na área da proteção da criança, prevenção da delinquência juvenil, programas de referência e casos de alternativas à detenção e reintegração. Todas as oficinas ocorrerão no dia 29 de maio.

No caso das apresentações, todas devem levar em consideração um ou mais dos seguintes pontos: “Influências na adolescência que levam a comportamentos criminosos e ações violentas” (por exemplo, ou ideológico, ou social, ou comunicação em redes sociais, ou pressão entre pares ou ambiental), “Estratégias para reduzir as influências que levam a comportamentos criminosos e ações violentas” (por exemplo, ou programas de prevenção e encaminhamento, ou medidas de proteção infantil ou levar em conta a voz da criança para fortalecer a sua participação) e “Programas de reintegração” (por exemplo, ou o que funciona e experiências de jovens adultos que tiveram comportamento criminoso ou envolvimento com extremismo violento).

A duração de cada apresentação deve ser no máximo de 20 minutos, e cada workshop deverá durar 90 minutos. O Congresso Mundial sobre Justiça para Crianças e Adolescentes estará disponível em inglês, francês, espanhol e árabe. Os interessados deverão indicar em que idioma (s) desejará usar. Após o Comitê Organizador do Congresso Mundial e o Comitê Científico considerarem todos os resumos recebidos, os trabalhos escolhidos receberão uma resposta e um convite para participar do Congresso. Os oradores cujos trabalhos forem selecionados, terão suas taxas de inscrição isentas, dando direito a todos os documentos da conferência, coffee breaks, uma refeição por dia e uma bebida de boas-vindas.

Inscrições para os participantes

Os interessados em participar do Congresso Mundial sobre Direitos de Crianças e Adolescentes tem até o dia 26 de maio para efetivar a sua inscrição, que custará 350 € (350 euros). Depois do dia 27 de maio, os congressistas pagarão 400 € (400 euros). Os estudantes têm 50% de desconto na inscrição do Congresso. Quem desejar integrar a comitiva brasileira que participará do Congresso, os interessados deverão enviar e-mail para tdh@tdhbrasil.org para obter maiores informações com o delegado do Instituto Terre des hommes Brasil Brasil, Renato Pedrosa; e a diretora do programa de Justiça Juvenil Restaurativa, Lastênia Soares. O evento é organizado pelo Instituto de Formação da Bélgica (IGO-IFJ), a Rede de Informação sobre os Direitos de Crianças e Adolescentes (Crin), a Reforma Penal Internacional, a Fundação Terre des hommes (Tdh), a Defensoria Internacional de Crianças e Adolescentes (DNI), a Associação Internacional de Magistrados da Juventude e da Família (AIMJF) e apoiado pela Unesco, com o patrocínio do Programa de Informação para Todos (PIPT).

.

Congresso Mundial sobre Justiça para Crianças e Adolescentes
Data: 28 a 30 de maio de 2018

Local: Sede da Unesco em Paris, na França
Mais informações: www.j4c2018.org

.

Fonte: Tdh Brasil.